sábado, 7 de fevereiro de 2009

A PONTE MEDIEVAL


A travessia da Ribeira de Ferreiros em Coutinho Afonso era até não há muitos anos efetuada por uma antiquíssima ponte, constituída por grandes lajes de calcário suportadas por alvenaria de pedra.


Foto de c. 2002

Foto de c. 2002

As origens da ponte são, tanto quanto sabemos, desconhecidas, mas a sua arquitetura e os materiais de construção utilizados indicam que remontará à época medieval. A antiguidade e originalidade deste vestígio do nosso passado certamente justificará o seu estudo por parte das autarquias, cujos resultados poderiam fundamentar a sua classificação em termos histórico-culturais (Imóvel de Valor Concelhio ou mesmo de Interesse Público?).

Essa será a melhor forma de proteger este elemento do nosso património. É que a A16 passa a uma escassa centena de metros, nunca se sabe se não vão fazer a esta ponte o mesmo que fizeram ao Paiol de Pólvora da Barrosa ... (ver notícia sobre a sua demolição noutro local deste blogue).



Foto de Dez.2008

Foto de Dez.2008
Foto de Dez.2008


Entretanto talvez se pudesse limpar a vegetação que praticamente engole a ponte, bem como os seus acessos - a propósito dos acessos, é curioso registar que a ponte servia para a travessia do ribeiro "por carro", pelo que possuía caminhos em ambas as margens com 2 a 3 metros de largura; hoje esses caminhos parecem ter "encolhido" (fenómeno da natureza ou de espécimes humanos?).

P.S.: A propósito de pontes medievais na nossa região, mais concretamente logo ali na Rinchoa, vale a pena espreitar o blogue de Júlio Cortez Fernandes tudodenovoaocidente.blog.sapo.pt.

1 comentário:

Anónimo disse...

O vetusto pontão de Coutinho Afonso, é um bom exemplo dos traçados dos caminhos romanos e Medievais que ainda vão aparecendo por todo o concelho de Sintra. o caso concreto de C.Afonso está documentado desde o século XVI, já então era o Caminho Velho, e pertencente à Estrada Real que desde Bemfica serpenteava pela Encostas da Amadora, Belas, Carregueira, etc. Trata-se do trajecto da via Romana que servia o Litoral Sintense.

Rui Oliveira