A travessia da Ribeira de Ferreiros em Coutinho Afonso era até não há muitos anos efetuada por uma antiquíssima ponte, constituída por grandes lajes de calcário suportadas por alvenaria de pedra.
Foto de c. 2002
Foto de c. 2002
As origens da ponte são, tanto quanto sabemos, desconhecidas, mas a sua arquitetura e os materiais de construção utilizados indicam que remontará à época medieval. A antiguidade e originalidade deste vestígio do nosso passado certamente justificará o seu estudo por parte das autarquias, cujos resultados poderiam fundamentar a sua classificação em termos histórico-culturais (Imóvel de Valor Concelhio ou mesmo de Interesse Público?).
Foto de Dez.2008
Foto de Dez.2008
P.S.: A propósito de pontes medievais na nossa região, mais concretamente logo ali na Rinchoa, vale a pena espreitar o blogue de Júlio Cortez Fernandes tudodenovoaocidente.blog.sapo.pt.
1 comentário:
O vetusto pontão de Coutinho Afonso, é um bom exemplo dos traçados dos caminhos romanos e Medievais que ainda vão aparecendo por todo o concelho de Sintra. o caso concreto de C.Afonso está documentado desde o século XVI, já então era o Caminho Velho, e pertencente à Estrada Real que desde Bemfica serpenteava pela Encostas da Amadora, Belas, Carregueira, etc. Trata-se do trajecto da via Romana que servia o Litoral Sintense.
Rui Oliveira
Enviar um comentário