sábado, 24 de outubro de 2015

Capela de Nossa Senhora da Luz, Cortegaça

Da revista digital "Tritão" n.º 2, atualizada há dias, extraímos um texto sobre a Capela de Nossa Senhora da Luz (http://revistatritao.cm-sintra.pt/index.php/patrimonio/capela-de-nossa-senhora-da-luz):

Capela de Nossa Senhora da Luz
igreja-cortegacaA Capela de Nossa Senhora da Luz situa-se na pequena aldeia de Cortegaça, perto de Pero Pinheiro. As suas origens mais remotas datam do século XVI e foi, inicialmente, dedicada a Nossa Senhora da Salvação. Conservam-se dessa época as janelas biseladas da capela-mor, contudo o retábulo de pedra é já do século XIX.
A atual capela é, essencialmente, do século XVIII, e resulta da reconstrução feita após o terramoto de 1755. Trata-se de uma construção singela e humilde, erigida à entrada da povoação ladeando a antiga estrada vinda de Sintra. Junto a um adro com dois toscos bancos de pedra, surge-nos uma fachada simples com um umbral pétreo enquadrando uma porta de madeira almofadada, encimada por uma janela de alvenaria envidraçada.
Possui uma sineira com ventana em arco de volta perfeita e uma cruz no vértice da fachada. O telhado é de duas águas. A capela, de planta longitudinal, é composta por nave única e capela-mor.
Possui, ainda, um outro corpo adjacente, no lado da epístola, com telhado esconso e uma pequena porta de madeira almofadada, onde funciona a sacristia. Em termos arquitetónicos, enquadra-se no estilo maneirista.
Cortegaça, terra de oliveiras, terá pretendido Nossa Senhora da Luz como sua padroeira, de acordo com uma antiga crença em que na luz existiria um Deus clemente e bondoso. A festa religiosa realiza-se no início do mês de Setembro.

Sem comentários: