sexta-feira, 8 de abril de 2011

Moinhos

Celebrou-se ontem, dia 7 de Abril, o Dia Nacional dos Moinhos, data que pretende chamar a atenção para a preservação desses importantes vestígios do nosso passado.


No concelho de Sintra existem ainda muitos moinhos, de vento ou de água (azenhas), a maior parte deles em ruínas ou adaptados a outras utilizações, como habitação.

Na área do Algueirão conhecemos apenas três moinhos de vento: Cavaleira, integrado no perímetro da escola EB1/JI Casal da Cavaleira - a 212 metros de altura -, Sacotes ou "Guião" - 193 metros de altitude - e o da antiga Quinta do Moinho (hoje um bairro urbano do Algueirão Velho), ou "Algueirão" - 206 metros de altitude.


Pelo menos sobre este último, situado bem no centro da freguesia, não poderão/deverão os poderes públicos promover a sua valorização? Como se pode ver nas fotografias seguintes, o seu estado de degradação avança e pode tornar-se irreversível:





Outros moinhos de Portugal:


Região Saloia


Montedor


Abelheira, Esposende


S. Miguel, Açores


Horta, Faial, Açores

Mais informações sobre moinhos e o seu Dia podem ser obtidas nos sítos da Internet a seguir indicados: http://www.moinhosdeportugal.org/ e http://moinhosdeportugal.no.sapo.pt/

Sem comentários: