domingo, 17 de abril de 2011

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Históricos - Cortegaça

Ainda sobre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Históricos, mais duas informações sobre património da nossa área, agora de Cortegaça.

A primeira refere-se ao Aqueduto da Granja do Marquês (de que já falámos aqui há dois anos), e consta na ficha do sítio da Internet do SIPA-Sistema de Informação para o Património Arquitectónico - http://www.monumentos.pt/:



AQUEDUTO DA BASE AÉREA Nº 1 / AQUEDUTO DA QUINTA DA GRANJA DO MARQUÊS Portugal, Lisboa, Sintra, Montelavar Arquitectura infraestrutural, pombalina.



DESCRIÇÃO Aqueduto com extensão aproximada de 1.500 m (elevado) e 400 m (subterrâneo) correndo na direcção NE. / SO., tendo como origem o local de Morelena e servindo a Granja do Marquês. O seu troço mais extenso é constituído por arcos em asa de cesto assentes sobre pilares de secção rectangular *1.

ACESSOS EN 608, entre Fação e Cortegaça

PROTECÇÃO Em estudo GRAU 3

ENQUADRAMENTO Rural, destacado, isolado, situado na Quinta da Granja, também designada por Granja de Nossa Senhora da Nazaré.

DESCRIÇÃO COMPLEMENTAR Não definido UTILIZAÇÃO INICIAL Infraestrutural: aqueduto

UTILIZAÇÃO ACTUAL Marco histórico-cultural: aqueduto

PROPRIEDADE Pública: estatal

AFECTAÇÃO Sem afectação

ÉPOCA CONSTRUÇÃO Séc. 18

ARQUITECTO / CONSTRUTOR / AUTOR Não definido

CRONOLOGIA 1770 - por falecimento do inquisidor-geral Paulo de Carvalho e Mendonça, a propriedade passa para a posse de Sebastião José de Carvalho e Melo (1699 - 1782), 1º marquês de Pombal, que empreende uma significativa campanha de melhoramentos na qual se inclui o aqueduto; 1862 - o 5º marquês de Pombal, D. Manuel José de Carvalho Melo Daun de Albuquerque Sousa e Lorena (1821 - 1886), arrenda a propriedade ao Governo, que aí instala a Quinta Regional de Sintra, estabelecimento de ensino agrícola; 1920 - instalação da Escola de Aeronáutica; 1939 - instalação da Base Aérea nº 1 nos terrenos da quinta

CARACTERÍSTICAS PARTICULARES Não definido

DADOS TÉCNICOS Estrutura autónoma

MATERIAIS Alvenaria mista, cantaria de calcário

BIBLIOGRAFIA ANJOS, Alfredo, Ferreira dos, Breve Descrição da Quinta Regional de Cintra e Seus Anexos, Lisboa, 1873; STOOP, Anne de, Quintas e Palácios nos Arredores de Lisboa, Porto, 1986

DOCUMENTAÇÃO GRÁFICA Não definido

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA IHRU: DGEMN/DSID

DOCUMENTAÇÃO ADMINISTRATIVA Não definido

INTERVENÇÃO REALIZADA Não definido

OBSERVAÇÕES *1 - sobre a EN 608 o aqueduto encontra-se interrompido, mantendo-se todavia em funcionamento com passagem de tubagem aérea.

AUTOR E DATA Teresa Vale e Carlos Gomes 1996

ACTUALIZAÇÃO Não definido


A informação seguinte é sobre o Povoado Pré-histórico do Penedo de Cortegaça (de que também já falámos neste blogue), constando no sítio do IGESPAR - http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/arqueologico-endovelico/sitios/?sid=sitios.resultados&subsid=50572


Cortegaça

CNS: 2683

Tipo: Povoado

Distrito/Concelho/Freguesia: Lisboa/Sintra/Pêro Pinheiro

Período: Neolítico

Descrição: Povoado pré-histórico provavelmente neolítico.

Meio: Terrestre

Classificação: -

Conservação: -

Processos: S - 02683

Bibliografia (2)
•O povoado fortificado neo e eneolítico da Serra das Baútas ( Carenque, Belas)/O Arqueólogo Português (1972)
•Objectos manufacturados sobre osso, do povoado pré-histórico do Penedo (Cortegaça - Sintra)/Actas do 2º Congresso Nacional de Arqueologia, Coimbra, 1970 (1971)

Fotografias (0)



CNS: 2683


Sem comentários: