A primeira refere-se ao Aqueduto da Granja do Marquês (de que já falámos aqui há dois anos), e consta na ficha do sítio da Internet do SIPA-Sistema de Informação para o Património Arquitectónico - http://www.monumentos.pt/:
AQUEDUTO DA BASE AÉREA Nº 1 / AQUEDUTO DA QUINTA DA GRANJA DO MARQUÊS Portugal, Lisboa, Sintra, Montelavar Arquitectura infraestrutural, pombalina.
DESCRIÇÃO Aqueduto com extensão aproximada de 1.500 m (elevado) e 400 m (subterrâneo) correndo na direcção NE. / SO., tendo como origem o local de Morelena e servindo a Granja do Marquês. O seu troço mais extenso é constituído por arcos em asa de cesto assentes sobre pilares de secção rectangular *1.
ACESSOS EN 608, entre Fação e Cortegaça
PROTECÇÃO Em estudo GRAU 3
ENQUADRAMENTO Rural, destacado, isolado, situado na Quinta da Granja, também designada por Granja de Nossa Senhora da Nazaré.
DESCRIÇÃO COMPLEMENTAR Não definido UTILIZAÇÃO INICIAL Infraestrutural: aqueduto
UTILIZAÇÃO ACTUAL Marco histórico-cultural: aqueduto
PROPRIEDADE Pública: estatal
AFECTAÇÃO Sem afectação
ÉPOCA CONSTRUÇÃO Séc. 18
ARQUITECTO / CONSTRUTOR / AUTOR Não definido
CRONOLOGIA 1770 - por falecimento do inquisidor-geral Paulo de Carvalho e Mendonça, a propriedade passa para a posse de Sebastião José de Carvalho e Melo (1699 - 1782), 1º marquês de Pombal, que empreende uma significativa campanha de melhoramentos na qual se inclui o aqueduto; 1862 - o 5º marquês de Pombal, D. Manuel José de Carvalho Melo Daun de Albuquerque Sousa e Lorena (1821 - 1886), arrenda a propriedade ao Governo, que aí instala a Quinta Regional de Sintra, estabelecimento de ensino agrícola; 1920 - instalação da Escola de Aeronáutica; 1939 - instalação da Base Aérea nº 1 nos terrenos da quinta
CARACTERÍSTICAS PARTICULARES Não definido
DADOS TÉCNICOS Estrutura autónoma
MATERIAIS Alvenaria mista, cantaria de calcário
BIBLIOGRAFIA ANJOS, Alfredo, Ferreira dos, Breve Descrição da Quinta Regional de Cintra e Seus Anexos, Lisboa, 1873; STOOP, Anne de, Quintas e Palácios nos Arredores de Lisboa, Porto, 1986
DOCUMENTAÇÃO GRÁFICA Não definido
DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA IHRU: DGEMN/DSID
DOCUMENTAÇÃO ADMINISTRATIVA Não definido
INTERVENÇÃO REALIZADA Não definido
OBSERVAÇÕES *1 - sobre a EN 608 o aqueduto encontra-se interrompido, mantendo-se todavia em funcionamento com passagem de tubagem aérea.
AUTOR E DATA Teresa Vale e Carlos Gomes 1996
ACTUALIZAÇÃO Não definido
A informação seguinte é sobre o Povoado Pré-histórico do Penedo de Cortegaça (de que também já falámos neste blogue), constando no sítio do IGESPAR - http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/arqueologico-endovelico/sitios/?sid=sitios.resultados&subsid=50572
Cortegaça
CNS: 2683
Tipo: Povoado
Distrito/Concelho/Freguesia: Lisboa/Sintra/Pêro Pinheiro
Período: Neolítico
Descrição: Povoado pré-histórico provavelmente neolítico.
Meio: Terrestre
Classificação: -
Conservação: -
Processos: S - 02683
Bibliografia (2)
•O povoado fortificado neo e eneolítico da Serra das Baútas ( Carenque, Belas)/O Arqueólogo Português (1972)
•Objectos manufacturados sobre osso, do povoado pré-histórico do Penedo (Cortegaça - Sintra)/Actas do 2º Congresso Nacional de Arqueologia, Coimbra, 1970 (1971)
Fotografias (0)
CNS: 2683
Sem comentários:
Enviar um comentário