sábado, 29 de dezembro de 2012

Algueirão/Mercês - o Pinhal do Escouto

Há cerca de 50 anos o Pinhal do Escouto era um local aprazível do Algueirão/Mercês.

Numa altura em que não existiam na zona quaisquer parques ou jardins na região (bem, 50 anos depois, também ainda se contarão pelos dedos!), o Pinhal do Escouto era uma espécie de parque urbano onde se realizavam os piqueniques dominicais e outras actividades de lazer da área de Algueirão, Mercês e Rinchoa; pessoalmente, foi também o local de "cura" da tosse convulsa que tive em miúdo.

Um dos principais pólos de atracção do Pinhal do Escouto era a sua fonte, que não só alimentava os piqueniques, mas que também era transportada pelos habitantes para consumo nas suas casas.

Em 1998 a fonte já se apresentava em ruína, como nos diz Dulce Pinto no seu livro "Descobrir Algueirão-Mem Martins" (Ed. autor, 1998; pág. 74/75):


O estado de degradação da fonte do Pinhal do Escouto veio a agravar-se, apresentando hoje o estado que as fotos atestam:



1 comentário:

João Celorico disse...

Suponho que essa fonte já será dos anos 50. Anteriormente, pelo que recordo, era uma mina com bica. A água era fresquinha e uma delícia tal como era aprazível o ar e a sombra dos pinheiros. Quase junto, talvez para retirarem saibro, criaram uma cova que com as chuvas enchia e se tornava perigosa. A rapaziada, no Verão, como era de prever, parece que aproveitava para uns mergulhos e foi assim que lá ficou o filho do chefe da estação dos caminhos de ferro. Era rapaz aí para 13 a 15 anos!
Ainda quanto à fonte, infelizmente, pelos vistos sofreu o vandalismo próprio desta gente...
É capaz de a sua construção seja da época em que foram construídos vários fontenários, quando foi construído o depósito de abastecimento de água, talvez em 1949.

Cumprimentos e Bom Ano

João Celorico