sábado, 7 de abril de 2012

Os Recreios Desportivos do Algueirão

Os Recreios Desportivos do Algueirão são a grande associação cultural e desportiva do Algueirão e uma das mais antigas da região.



A data da sua fundação é, dos poucos dados que dispomos, contraditória:


  • Na (pouca) informação disponibilizada na Internet consta que foi fundado em 1942
  • Nos cartões de associado (ver foto) consta que o mesmo foi aprovado 20 de Maio de 1937
  • Dulce Pinto, no seu livro "Descobrir Algueirão-Mem Martins" (1998), refere que foi fundado em 1940

  • Mas do que parecem não restar dúvidas é da inauguração da sua sede: na calçada fronteira à entrada da colectividade a data é a de 23-4-1945.

    Esta associação possuiu (e continua a possuir) um importante papel na vida dos habitantes do Algueirão Velho. Recordo-me da sua actividade nos anos 60/70, da primeira televisão "pública", da assistência médica, centro cívico (aí foram efectuados vários cursos, p. ex. de costura), do desporto, dos bailes, do teatro, das projecções de cinema, dos espectáculos musicais (recordo-me de ver aqui as grandes vedetas do "nacional-cançonetismo, a Madalena Iglésias, o António Calvário, o Artur Garcia), dos grupos próprios de "jazz"e "conjuntos".

    Algumas fotos e documentos:


    A foto seguinte é da autoria de João Celorico, sendo publicada no blogue "Salvaterra e Eu" http://salvaterraeeu.blogspot.pt/2011/08/saudades-ou-so-lembrancas-do-algueirao.html como ilustração de um excelente texto sobre o Algueirão de há 30/40 anos (?). Transcreveremos esse artigo oportunamente.

    1 comentário:

    João Celorico disse...

    Caro Vitor Reis,
    muito grato pela sua visita ao meu blogue e pelo comentário que só
    hoje detectei. Os meus poucos conhecimentos desta coisa dos blogues não me tem permitido que eu responda aos comentários em devido tempo. Posto isto, sou a dizer que, claro que pode transcrever o que quiser do meu blogue, peço, no entanto que como é normal o refira.
    Quanto ao meu texto, posso dizer que não se refere a algo de há 30/40 anos (como eu gostaria que fosse) mas sim de há 60/65 anos!
    A data que se encontra defronte da entrada da "Sociedade" poderá ser relativa a qualquer coisa mas não me parece que seja a inauguração. Isto porque já em Novembro de 1944, quando cheguei a essa terra (minha terra por adopção) ela me parece que existia.
    Cumprimentos,
    João Celorico