domingo, 28 de dezembro de 2008

A FONTE DE COUTINHO AFONSO

Coutinho Afonso possui uma antiquíssima e característica fonte de mergulho, cujas origens se desconhecem.
Das poucas referências que encontramos, salienta-se a que consta no sítio da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins - Fontes da Freguesia/Projecto "Arquitectura popular da água":
"Esta fonte está localizada em Coutinho Afonso onde a forma da antiga vivência rural, saloia e comunitária é ainda uma realidade.
No local encontram-se vestígios de diversas épocas, nomeadamente tardo medieval e setecentista ou até mais antigo se tivermos em conta os materiais arquitectónicos dos finais do Neolítico e princípios do Eneolítico encontrados no topo do monte. Trata-se de uma fonte de mergulho localizada no logradouro da localidade.
A cobertura do reservatório de Arca é constituída por laje calcária colocada horizontalmente. Possui tanque ou bebedouro para animais e poiais."
O artigo onde esta nota é inserida refere que a fonte de Coutinho Afonso foi integrada num projecto de recuperação de 4 fontes da freguesia, iniciado em Abril de 2004 com a colaboração do arqueólogo Rui Oliveira.
(Um parêntesis "engraçado" - descobri entretanto um recorte de jornal de Julho de 2000 que dava exactamente a notícia da conclusão da recuperação da fonte em Junho desse ano - o que é um facto é que na foto que acompanha a notícia se encontra o anterior Presidente da Junta. Pergunta: a fonte foi objecto de recuperações espaçadas apenas de 4 anos, ou estamos perante um facto de "revisionismo histórico"?)
Notícia de Jul.2000 sobre a recuperação da fonte
Independentemente do "autor" da recuperação, e como se constata da fotografia actual apresentada a seguir, a fonte foi efectivamente (bem) recuperada.
Fotografia actual da fonte (2008)

Contudo, e como a fotografia também documenta, a actual envolvência da fonte não é propriamente a mais digna para este importante vestígio do nosso passado. Talvez os contentores possam ser colocados noutro local...

Já agora, uma fotografia da fonte em Novembro de 1989:

Sem comentários: