domingo, 4 de agosto de 2024

Ainda a segurança dos peões em Coutinho Afonso

O reconhecido problema da insegurança dos peões e animais na circulação no interior de Coutinho Afonso não teve qualquer desenvolvimento positivo nos últimos anos, antes se tem agudizado.

Neste momento a aldeia de Coutinho Afonso enquanto povoado não existe, é uma mera estrada atravessada até por camiões TIR a qualquer hora do dia ou da noite, sendo que nas horas de ponta aí circulam centenas e centenas de viaturas que "fogem" ao caótico trânsito da Estrada da Granja e da Estrada Nacional 9.

Para além de, tal como num país/ concelho civilizado, ter de ser retirado o trânsito de viaturas pesadas do interior da povoação (existem estradas nacionais para isso, certo?), sabemos que atravessamos uma fase de absoluta impunidade pelo desrespeito dos condutores das viaturas às regras de trânsito - e de mero civismo -, pelo que os habitantes da povoação não podem simplesmente sair à rua nas tais horas de ponta.

Recentemente um jovem morador (Guilherme), que não conheço, esteve na Assembleia de Freguesia e colocou muito corretamente certeiras questões que foram respondidas de forma, digamos... leviana.

Por essas razões dirigi esta tarde mais uma "reclamação" à Câmara de Sintra, com conhecimento à Junta de Freguesia, que partilho aqui convosco:

Boa tarde


Como é sobejamente conhecido pela Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins e por vários serviços municipais, a povoação de Coutinho Afonso é atravessada diariamente por muitas centenas de viaturas e não possui qualquer passeio para peões e dispositivos adequados e eficazes de controlo da velocidade automóvel.

Esta situação é desde há muito e por inúmeras vezes denunciada à junta de freguesia (JF) e à câmara municipal (CMS), com respostas dessas entidades perfeitamente desfasadas da realidade ou mesmo, desculpem, completamente ridículas - " a nossa polícia municipal estacionou a sua viatura junto ao semáforo redutor de velocidade e não registou qualquer infração dos condutores" (CMS); "não existe espaço para fazer passeios junto à estrada" (resposta do meu caro amigo sr. presidente da junta na última assembleia de freguesia a morador de Coutinho Afonso que o inquiriu sobre vários problemas da aldeia).

Porque já todos (menos a JF e a CMS) perdemos muito tempo com estas preocupações, sem qualquer resultado digno desse nome, dirijo-me agora a V. Ex.as colocando quatro simples, muito simples, questões, para as quais solicito respostas claras e inequívocas:

    1. Encontra-se prevista a construção de passeios para peões na povoação de Coutinho Afonso, freguesia de Algueirão-Mem Martins, concelho de Sintra?
    2. Se é prevista a construção de passeios para peões na povoação de Coutinho Afonso, qual a data de início dos trabalhos e o seu prazo de execução?
    3. Encontra-se prevista a instalação de lombas redutoras de velocidade de circulação automóvel na povoação de Coutinho Afonso, freguesia de Algueirão-Mem Martins, concelho de Sintra?
    4. Se existe a previsão de instalação de lombas redutoras de velocidade de circulação automóvel na povoação de Coutinho Afonso, qual a data de início dos trabalhos e o seu prazo de execução?
Caso a resposta a estas questões não seja positiva, e porque considero que nesse caso a entidade responsável pela resolução está a assumir um grave desrespeito (porventura doloso) pelas condições de segurança da população de Coutinho Afonso, dos transeuntes e de animais que aí circulam, agradeço que me seja informada qual a entidade a quem posso dirigir para recurso dessa decisão. 

Com os melhores cumprimentos,

(signatário)


 

 

 

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde, eu gostaria de saber se existe algum conto/lenda sobre Coutinho Afonso, pois como todas as aldeias têm o costume de ter uma história contava pelos mais antigos... Agradeço pelo seu conteúdo excelente. Espero que este blogue nunca pare de ser atualizado.