segunda-feira, 16 de novembro de 2020

"Guia Informativo e Roteiro das Ruas de Algueirão- Mem Martins"

Descobrimos agora uma preciosidade com 46 anos: um interessante guia sobre Algueirão-Mem Martins intitulado, "Guia Informativo e Roteiro das Ruas de Algueirão-Mem Martins".

A publicação foi editada em 1974 (no início, certamente) por José Brandão de Almeida, contando com 131 páginas, ao longo das quais são registadas várias informações úteis (serviços públicos, entidades, horários dos serviços e dos transportes públicos) e descritas as ruas das povoações de Algueirão e Mem Martins e os "serviços e actividades comerciais e industriais" - de Adelos (fui ver ao dicionário: "Estabelecimento onde se vende roupalivros ou outros objectos usados"), passando por Mercearias, até "Vinhos e Petiscos".

O livro abre com uma nota do editor e outra do então presidente da Junta de Freguesia, Eduardo Sarmento da Cunha Viana; a última página é um mapa, a "Planta parcial da freguesia de Algueirão-Mem Martins".

Passaram 46 anos, é muito interessante ver as diferenças entre uma povoação pré-industrial (mais semirrural...) e a pujante vila de hoje (com todas as insuficiências ainda registadas), maior freguesia do país; como dizia José Mário Branco, "o que eu andei p'raqui chegar"...








Sem comentários: