O espaço é muito agradável e bem cuidado, e inclui não apenas a capela, mas várias outras construções de apoio à mesma e às festividades, um terreiro de apreciáveis dimensões com um cruzeiro, um pequeno parque de merendas e um percurso/ pedestre com equipamentos de manutenção.
O local encontra-se atualmente a ser alvo de beneficiação, iniciativa louvável da União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar. A história do santuário é relatada no site dessa União de Freguesias:
Em meados do século XVIII a marinha real inglesa navegava ao longo da costa da Ericeira, quando foi surpreendida por um temporal. Sentindo-se perdidos evocaram a sua fé a Nossa Senhora da Piedade, santa protectora da sua frota. Fizeram assim a promessa de construção de uma capela no ponto mais alto em troca da sua salvação. Nasceu então em 1758 junto do Monte Marçabel a Capela de Nossa Senhora da Piedade.
Esta é a história do Santuário da freguesia de Almargem do Bispo. Para homenagear a santa padroeira os habitantes de várias localidades organizam os já tradicionais festejos: Sabugo, Vale de Lobos, Serração e Tapada de Vale de Lobos, Tapada da Serra, Vale de Almornos, Almornos, Portela, Mancebas, Fonte Aranha e Olelas.
O povo sai à rua e hoje a Nossa Senhora da Piedade percorre as ruas da freguesia. A tradição é antiga e já se mantém há vários anos. Esta é a maior celebração da igreja da zona e é bastante antiga. Muitas pessoas vêm a esta festa, e aproveitam para cumprir promessas. A população enche o recinto e prova as deliciosas comidas tradicionais sintrenses.
Algumas fotografias do local:
Sem comentários:
Enviar um comentário