Como já vem sendo tradição, o Compasso Pascal organizado pela Paróquia de Pero Pinheiro visitou hoje, domingo de Páscoa, Coutinho Afonso.











Coutinho Afonso é uma pequena aldeia da freguesia de Algueirão-Mem Martins, no concelho de Sintra. Situa-se no nordeste dessa freguesia, no limite com a de Pero Pinheiro, possuindo actualmente cerca de 100 habitantes.
A data da sua fundação é, dos poucos dados que dispomos, contraditória:
Mas do que parecem não restar dúvidas é da inauguração da sua sede: na calçada fronteira à entrada da colectividade a data é a de 23-4-1945.
Esta associação possuiu (e continua a possuir) um importante papel na vida dos habitantes do Algueirão Velho. Recordo-me da sua actividade nos anos 60/70, da primeira televisão "pública", da assistência médica, centro cívico (aí foram efectuados vários cursos, p. ex. de costura), do desporto, dos bailes, do teatro, das projecções de cinema, dos espectáculos musicais (recordo-me de ver aqui as grandes vedetas do "nacional-cançonetismo, a Madalena Iglésias, o António Calvário, o Artur Garcia), dos grupos próprios de "jazz"e "conjuntos".