sábado, 6 de julho de 2013

O trabalho na pedra em Coutinho Afonso

Coutinho Afonso insere-se geograficamente no que se pode designar de "área dos mármores de Pero Pinheiro".

Para além do trabalho na agricultura, o "trabalho na pedra" era (e ainda o é em certa medida) o ganha-pão dos homens, que trabalhavam nas serrações de Cortegaça, Morelena, Palmeiros, Fação, Pero Pinheiro.

E essas serrações eram também escolas de formação: ao longo dos anos, quando a emigração era a única saída para uma vida dura, de exploração e miséria, era o ofício da pedra que proporcionava a saída para a emigração.

Os canteiros de Coutinho Afonso trabalharam em muitas das grandes obras deste país mas também pela Europa fora; da minha família, por exemplo, os meus tios trabalharam nas obras do santuário de Fátima e um deles deu o salto para Paris.

Mas Coutinho Afonso deu à luz  muitos outros artistas canteiros - Joaquim Pechilga, na vertente da arte estatutária foi um deles, com excelentes obras reconhecidas e espalhadas pelo país - ver http://coutinho-afonso.blogspot.pt/2009/05/pedra-e-arte-de-bem-talhar-2-cadernos.html

É possível ainda hoje ver por Coutinho Afonso bons exemplos do trabalho da pedra, de elementos de cantaria nas construções, a outras "cantarias funcionais":



Rossio de Coutinho Afonso finalmente desocupado

No passado dia 01 de Maio publicamos aqui a resposta dos serviços dos SMAS de
Sintra acerca do estaleiro/barraca que invadiu o Rossio de Coutinho Afonso desde o início de 2012.
  
Eis a resposta:
 
 
Relativamente à reclamação/petição apresentada por V. Exa. em 17/02//2013, e após diligências efetuadas junto do SMAS - Serviços Municipalizados de Águas de Sintra, cumpre informar que, no que se refere ao estaleiro, a sua instalação no local enquadra-se no âmbito da empreitada Prolongamento de Redes no Concelho de Sintra – 2012, sendo que se prevê a sua conclusão em Outubro de 2013, data em que será efetuado o levantamento do mesmo.
 
 A sua existência anterior a Setembro 2012 está relacionada com outra empreitada levada a cabo pelo referido serviço, a qual já se encontra concluída.
 
Certos da sua compreensão, agradecemos a oportunidade de colaboração dos munícipes para se ver prestado um melhor serviço pela Autarquia, alertando-nos para problemas que se vêem.


Bom, mas não é que no fim da semana passada fomos alertados para movimentações no largo do Rossio, que se tratavam exatamente de desmontar todo o "estaleiro", incluindo a tal barraca/contentor?




Ainda bem, diremos todos, os SMAS lá tiveram um rasgo de consciência perante ao abuso que foi a ocupação de um baldio de Coutinho Afonso para obras que nem sequer ainda pouco mais são que "virtuais"; e ainda por cima com um "qualidade" de estaleiro, que upa upa...

Mas também não podemos de pensar no raio de desorganização que vai por esses lados - em Maio garantiam que pelo menos até Outubro tínhamos de conviver com o mamarracho no meio da povoação, depois, subitamente, em Junho, vem tudo abaixo.

Bem, agora ficamos finalmente com todos as condições para o cumprimento da promessa do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins para a construção do tal parque de merendas.

E o Sr. Presidente foi mesmo logo informado destas últimas movimentações, tendo feito uma rápida deslocação ao local. Só que entretanto foi agendada uma nova visita já com os moradores mas que ainda não foi concretizada.


Mas oh Sr. Presidente, o largo do Rossio aí está, grandioso, bonito, disponível; se quiser fazer o tal parque de merendas, nós apoiamo-lo - o que necessitamos é que o espaço seja dignificado, basta que seja limpo e que o possamos, nós e os que nos visitam, usar para lazer; claro que é necessário demarcá-lo bem ou mesmo vedá-lo; é que há lá umas terras que têm perninhas e vão descendo, descendo e ocupando o baldio... Conte connosco!
 





domingo, 19 de maio de 2013

Áreas para construção de moradias em Coutinho Afonso

Coutinho Afonso tem a sua população estabilizada há muito tempo, por força, entre várias razões, de um PDM que não se encontra ajustado, não disponibilizando áreas para construção, naturalmente controlada e integrada.

Assim, é com satisfação que recebemos a notícia de que se encontram disponíveis para venda alguns lotes para construção de moradias:


quarta-feira, 1 de maio de 2013

"Três situações a regularizar" - as respostas

Em Fevereiro passado enviamos à Câmara de Sintra e-mail colocando algumas situações que nos pareciam de "regularizar":


1. Mudança de localização de contentores de recolha de resíduos sólidos/ecoponto, por forma a possibilitar a sua utilização pela população em segurança, bem como a já prevista (pela DMUR da CMS) marcação de passadeira para peões – FOTO 1 e FOTO 2 em anexo.

2. Construção de pontão para passagem de peões, que possibilite a circulação dos habitantes sem que tenham de utilizar a faixa de rodagem; no passado ano foi solucionada (pela DSU1 da CMS) situação idêntica – FOTO 3 e FOTO 4 em anexo.
3. Remoção/regularização do estaleiro de obra dos SMAS que ocupa há mais de dois anos largo da povoação, causando impacto ao nível higiénico e da drenagem de águas pluviais, inviabilizando a sua utilização e a concretização de espaço de lazer previsto pela Junta de Freguesia e pela própria CMS; a manutenção deste estaleiro impedirá ainda a construção de passeio para peões que julgamos também prevista pela CMS – FOTO 5 + NOTÍCIA em anexo.

Eis as respostas:  
  • Da mudança dos contentores - resposta da empresa municipal HPEM:
Em resposta ao pedido para alteração da localização do conjunto de contentores de deposição de resíduos urbanos localizados no largo da localidade de Coutinho Afonso, vimos por este meio informar que a HPEM já procedeu à alteração solicitada.
Os equipamentos foram instalados na localização possível, considerando as limitações de espaço público existentes, analisada em conjunto com a DMUR.

  • Do estaleiro no "Rossio" - respsota dos SMAS:
Relativamente á reclamação/petição apresentada por V. Exa. em 17/02//2013, e após diligências efetuadas junto do SMAS - Serviços Municipalizados de Águas de Sintra, cumpre informar que, no que se refere ao estaleiro, a sua instalação no local enquadra-se no âmbito da empreitada Prolongamento de Redes no Concelho de Sintra – 2012, sendo que se prevê a sua conclusão em Outubro de 2013, data em que será efectuado o levantamento do mesmo.


A sua existência anterior a Setembro 2012 está relacionada com outra empreitada levada a cabo pelo referido serviço, a qual já se encontra concluída.

Certos da sua compreensão, agradecemos a oportunidade de colaboração dos munícipes para se ver prestado um melhor serviço pela Autarquia, alertando-nos para problemas que se vêem.

Bem, pelo ficamos a saber o que faz actualmente aquele mamarracho no meio da povoação e que o vamos continuar a ter pelo menos até Outubro; apesar de continuarmos a duvidar da sua utilidade e, sobretudo, da necessidade de o manter no estado de degradação que a imagem documenta:


 
  • Sobre a melhoria das condições de segurança dos habitantes-peões de Coutinho Afonso ainda não recebemos resposta, mas as coisas avançaram mesmo, como o comprovam as fotografias seguintes:
Sem a construção de passeios na povoação (o que se aguarda desde tempos imemoriais), não parece haver mais a fazer em termos de segurança rodoviária - a colocação de outra passadeira, nomeadamente na proximidade do semáforo apresentado na fotografia, não será possível sem a existência desses passeios.

Um bem-haja à DMUR_Divisão de Mobilidade Urbana da CMS, ao Eng. Luís Dias e à sua equipa.

sábado, 16 de março de 2013

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Três situações a regularizar

Mais uma insistência para a resolução de três situações que se mantêm há muito tempo em Coutinho Afonso - e-mail enviado hoje aos serviços do Gabinete de Apoio ao Munícipe da Câmara Municipal de Sintra:

Exmos. Senhores
Venho pelo presente solicitar a V. atenção para três aspectos da povoação de Coutinho Afonso que, não obstante serem já do conhecimento de V. Exas. Há bastante tempo, não se apresentam ainda solucionadas.

Assim:

1. Mudança de localização de contentores de recolha de resíduos sólidos/ecoponto, por forma a possibilitar a sua utilização pela população em segurança, bem como a já prevista (pela DMUR da CMS) marcação de passadeira para peões – FOTO 1 e FOTO 2 em anexo.


2. Construção de pontão para passagem de peões, que possibilite a circulação dos habitantes sem que tenham de utilizar a faixa de rodagem; no passado ano foi solucionada (pela DSU1 da CMS) situação idêntica – FOTO 3 e FOTO 4 em anexo.
3. Remoção/regularização do estaleiro de obra dos SMAS que ocupa há mais de dois anos largo da povoação, causando impacto ao nível higiénico e da drenagem de águas pluviais, inviabilizando a sua utilização e a concretização de espaço de lazer previsto pela Junta de Freguesia e pela própria CMS; a manutenção deste estaleiro impedirá ainda a construção de passeio para peões que julgamos também prevista pela CMS – FOTO 5 + NOTÍCIA em anexo.


Agradecemos a V. resposta às questões colocadas.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Centenário de Jesuína Antunes - 2

Ainda o centenário de Jesuína Domingas Antunes, a mais idosa conterrânea de Coutinho Afonso: um jornal regional da Malveira publicou no passado dia 1 uma notícia sobre o seu 100.º aniversário: