domingo, 15 de julho de 2012

Coutinho Afonso - Censos 2011

Os resultados mais pormenorizados dos Censos de 2011 começam a ser conhecidos.

Alguns dados, entre os quais os residentes em Coutinho Afonso e povoações contíguas (fornecidos pelo amigo Carlos Galrão):

Portugal
População portuguesa residente: 10.561.614 pessoas

Concelho de Sintra
População residente no concelho de Sintra: 377.837 pessoas

Freguesia de Algueirão-Mem Martins
População residente: 66.250 pessoas – 31.611 homens + 34.639 mulheres
N.º de edifícios: 7.770
N.º de alojamentos: 30.850
N.º de famílias: 25.057


População residente em Coutinho Afonso e povoação contíguas:
Coutinho Afonso: 84
• Raposeiras: 236 (224 na freguesia de Algueirão-Mem Martins e 12 na freguesia de Pero Pinheiro)
• Maria Dias: 35
• Barrosa: 222
• Casal da Mata: 365
• Telhal: 256

quinta-feira, 28 de junho de 2012

O Algueirão (Velho) de há 60 anos

Há alguns meses atrás, quando elaborávamos um post sobre os Recreios Desportivos do Algueirão, descobrimos um blogue que não só continha preciosas referências a essa colectividade, como também sobre muitos outros aspectos da história do Algueirão (Velho) de há 60 anos - blogue "Salvaterra e Eu" - http://salvaterraeeu.blogspot.pt/

Contactamos o autor do blogue, João Celorico, residente no Algueirão nas décadas de 40/50 do século passado, que amavelmente nos cedeu elementos para publicação, procurando também inteirar-se de seus antigos companheiros.



No seu blogue são publicados vários post sobre o Algueirão da época, que constituem certamente o mais rico espólio documental sobre o assunto patente na Internet.


Apresentamos de seguida os links para os principais post, cuja leitura recomendamos vivamente.


SAUDADES OU SÓ LEMBRANÇAS … DO ALGUEIRÃO
01 Ago 2011
Um Algueirão Velho, ou de Cima, que quase se mantém na mesma, mas só quase. Lá está ainda a sede do clube, o “Recreios Desportivos do Algueirão”, “a sociedade” como lhe chamávamos, o freixo, talvez centenário e ...


Salvaterra e eu: Eu e… as primeiras letras”!( 2 )
21 Fev 2011
Pela parte que me toca, vivendo no Algueirão (Velho, ou de Cima), perto de Sintra, a menos de 20 quilómetros de Lisboa, a escola ficava a uns 500 metros da minha casa. Eu fazia os 7 anos, 4 meses antes de terminar o ano ...


Eu e… as primeiras letras”!( 4 ) Os meus companheiros
01 Mar 2011
O Eugénio, o João António, o Rato, o Pinto, o Peralta (que se transferiu para Almada), o Valdemar, o Gaspar e o Luís que também morava no Algueirão de Baixo e que era de Figueiró dos Vinhos e minha companhia no ...


Salvaterra e eu: 18 de Setembro de ... 1949 . Um dia inesquecível !...
16 Set 2011
Posto isto, valeram-me uns outros fervorosos adeptos ao convidarem-me para me deslocar a Lisboa (eu morava no Algueirão), para no Estádio Nacional assistir a um jogo de futebol. Imaginem qual! Nem mais nem menos, ...



Salvaterra e eu: Máscaras... porquê?
05 Mar 2011
Também para mascarar, nesse tempo, no Algueirão, bastava uma meia da mãe enfiada na cabeça. E, como os mascarados, normalmente, pediam dinheiro para comprar e beber vinho, o sítio da boca estava sempre tingido ...



Salvaterra e eu: Eu e… as primeiras letras”! (1)
15 Fev 2011
Já desde os 4 anos que eu, quando vinha do Algueirão a Lisboa, em visita ao meu irmão, tios e avó, tinha curiosidade em saber o nome das ruas e tentava decifrar aquilo que estava escrito nas placas toponímicas.



Salvaterra e eu: A vida, também é feita... de acasos( I )
22 Jan 2011
Por acaso, saí da minha terra, com pouco mais de 3 anos e fui viver para o Algueirão, junto de Sintra. Fiz aí as primeiras letras, até à 3ª classe e o acaso quis que viesse fazer a 4ª a Lisboa. Por acaso, tinha a escola mesmo ...


Salvaterra e Salvaterra e eu: Eu e… as primeiras letras”!( 3 )


26 Fev 2011
Tal como nós, fazia a pé o trajecto, da estação de comboio de Algueirão-Mem Martins até à Escola e vice-versa. Foi uma grande diferença entre os métodos deste professor e a anterior professora. Logo no primeiro dia, ...


Salvaterra e eu: E, já um mês é passado...
26 Out 2009


E era assim, antigamente, desculpem-me que insista, aquele dez réis de gente, sonhava ser contabilista! Os pais, nele bem pensaram e também no pequeno, irmão. A trouxa eles embrulharam, fizeram rumo ao Algueirão.


Eu e… as primeiras letras”!( 3 ) Os professores (parte II)
27 Fev 2011
Assim, um belo dia, resolvi fazer uma redacção com uma caneta de tinta permanente que eu já tinha há alguns anos, uma Waterman's (oferecida por uma senhora chinesa, no Algueirão). Pois não é que a professora não ...

domingo, 8 de abril de 2012

Compasso Pascal "motard"

Como já vem sendo tradição, o Compasso Pascal organizado pela Paróquia de Pero Pinheiro visitou hoje, domingo de Páscoa, Coutinho Afonso.

sábado, 7 de abril de 2012

Os Recreios Desportivos do Algueirão

Os Recreios Desportivos do Algueirão são a grande associação cultural e desportiva do Algueirão e uma das mais antigas da região.



A data da sua fundação é, dos poucos dados que dispomos, contraditória:


  • Na (pouca) informação disponibilizada na Internet consta que foi fundado em 1942
  • Nos cartões de associado (ver foto) consta que o mesmo foi aprovado 20 de Maio de 1937
  • Dulce Pinto, no seu livro "Descobrir Algueirão-Mem Martins" (1998), refere que foi fundado em 1940

  • Mas do que parecem não restar dúvidas é da inauguração da sua sede: na calçada fronteira à entrada da colectividade a data é a de 23-4-1945.

    Esta associação possuiu (e continua a possuir) um importante papel na vida dos habitantes do Algueirão Velho. Recordo-me da sua actividade nos anos 60/70, da primeira televisão "pública", da assistência médica, centro cívico (aí foram efectuados vários cursos, p. ex. de costura), do desporto, dos bailes, do teatro, das projecções de cinema, dos espectáculos musicais (recordo-me de ver aqui as grandes vedetas do "nacional-cançonetismo, a Madalena Iglésias, o António Calvário, o Artur Garcia), dos grupos próprios de "jazz"e "conjuntos".

    Algumas fotos e documentos:


    A foto seguinte é da autoria de João Celorico, sendo publicada no blogue "Salvaterra e Eu" http://salvaterraeeu.blogspot.pt/2011/08/saudades-ou-so-lembrancas-do-algueirao.html como ilustração de um excelente texto sobre o Algueirão de há 30/40 anos (?). Transcreveremos esse artigo oportunamente.

    sexta-feira, 6 de abril de 2012

    Compasso Pascal "motard" em Coutinho Afonso

    No próximo domingo (de Páscoa), Coutinho Afonso volta a ser visitado pelo Compasso Pascal "motard". O cartaz, extraído do blogue da Associação "motard" Raposas Sem Eira das vizinha Raposeiras (http://raposasemeira.blogspot.pt/):

    domingo, 18 de março de 2012

    Festas de S. José no Algueirão

    Decorrem até 19 de Março no Algueirão as festas em honra de S. José, padroeiro da freguesia da freguesia de Algueirão-Mem Martins.

    domingo, 19 de fevereiro de 2012

    As obras dos SMAS em Coutinho Afonso, Cortegaça e Raposeiras

    Um amigo sugeriu-nos neste blogue que abordássemos as obras de construção das redes de águas e esgotos que decorrem em Coutinho Afonso, Cortegaça e Raposeiras pelas mãos dos SMAS de Sintra.

    Na realidade estas obras vêm-se arrastando desde há largos meses e sem fim aparente. Pior, sem qualquer utilidade, quer na actualidade, quer a curto ou médio prazo. E porquê?

    Pois, os SMAS lançaram e iniciaram a obra de construção dessas redes de águas e esgotos sem que sequer estivessem efectuadas as necessárias expropriações para a construção da estação de tratamento!

    Ou seja, sujeitaram as populações de Coutinho Afonso, Cortegaça e Raposeiras a obras com grande impacto, sem que todo o processo conducente ao “objectivo” – dotar as povoações de esgotos e de uma nova rede de distribuição de água potável – estivesse concluído.

    Sim, porque terem instalado apenas tubos, aos quais não se sabe sequer quando se poderão ligar as redes de esgotos domésticas, ou o serviço de drenagem das águas pluviais, ou apenas o serviço da nova rede de distribuição de água potável, não lembrava ao diabo.

    Explicações? Pura incompetência, má gestão de dinheiros públicos, mera propaganda política, desprezo pelas populações, são certamente as únicas que ocorrem ao comum dos cidadãos. Os “iluminados” dos SMAS terão outras?

    Venham elas, os munícipes destas povoações pagam impostos e votam, têm, no mínimo, o direito a ser informados por quem recebe e usa (pelos vistos muito mal) os seus impostos e a quem confia o seu voto.

    As fotografias seguintes explicarão melhor que palavras o estado em que o empreiteiro deixou os arruamentos há largos meses; certamente que terá indicações para nem sequer asfaltar os roços nas estradas antes de construírem (não se sabe quando) a estação de tratamento.





    Há ainda o “mistério” do estaleiro. O empreiteiro limitou-se a ocupar o Rossio de Coutinho Afonso da forma como entendeu, cortando ou deteriorando acessos aí existentes, conspurcando o local, provavelmente até com matérias tóxicas, sem qualquer explicação aparente.

    Provavelmente os SMAS, e também a própria Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, desconhecem que o Rossio é um baldio, com direitos a usufruto directo das populações.



    Também a segurança das populações das três aldeias é, como é habitual, absolutamente desprezada; sim, que essa coisa da segurança é para os “munícipes das grandes urbes”, os “aldeões” são outra “classe”, as suas pernas, braços e cabeças têm um “valor” diferente.



    Não deixa ainda de ser curioso que os representantes eleitos em outras forças políticas que não a “santa aliança” também não se manifestem sobre estas (e outras) coisas que afectam as populações de Coutinho Afonso, de Cortegaça ou das Raposeiras.