quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Festas de Nossa Senhora da Luz 2010

Iniciaram-se no passado domingo e prolongam-se até dia 8 de Setembro as Festas de Nossa Senhora da Luz, em Cortegaça e Coutinho Afonso.

Eis o cartaz das festas deste ano:


Pormenor do cartaz das festas




Pormenor do cartaz


Capela de Nossa Senhora da Luz

Povoado pré-histórico do Penedo da Cortegaça - 2

Ainda sobre a estação arqueológica do “Penedo da Cortegaça”, apresentamos de seguida a ficha de caracterização constante nos arquivos do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas:


Designação: Arqueologia - Povoado pré-histórico do Penedo da Cortegaça

Concelho: Sintra

Freguesia: Pêro Pinheiro

Protecção: Não classificado

Descrição: Habitat. Sítio escavado por Fernandes Gomes não tendo sido, até ao momento, objecto de publicação global. As referências que existem foram recolhidas em notas avulsas elaboradas pelo autor dos trabalhos de campo, onde se alude à abundância de cerâmica decorada com "folha de acácia" e bordos denteados. Prospecções efectuadas na década de 1990 demonstram a existência, a par da cerâmica, de artefactos de pedra lascada e polida que permitem afirmar que o sítio tem vestígios de ocupação do Neolítico, Neolítico final, Calcolítico(?) e campaniformes.

Acesso: Interdito.

Fonte: Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Presidente da Junta visita Coutinho Afonso

Deslocou-se hoje a Coutinho Afonso o Presidente da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, Sr. Manuel do Cabo.

Esta visita deu resposta a convite do Sr. Joaquim Pechilga, tendo como causa próxima a realização das Festas de Cortegaça, que se iniciarão no próximo fim-de-semana.

Como se sabe, a procissão das velas e a recolha de “cargos” para a procissão de N. Sra. da Luz, no dia 8 de Setembro, decorrerão também em Coutinho Afonso, e o estado de “conservação geral” da povoação é mesmo “pouco compatível” com as festividades (para além de todos os outros aspectos sobejamente conhecidos, neste momento o matagal é assustador), pelo que o Sr. Pechilga chamou mais uma vez a atenção para esse facto.

O Sr. Presidente da Junta foi acompanhado pelo responsável da nova Divisão de Serviços Urbanos 1 da Câmara Municipal de Sintra (DSU1), Eng. Sérgio, que operacionalizou ainda para esta semana a limpeza de parte do mato da povoação, incluindo da fonte; a DSU1 procederá também a obras de recuperação do fontenário do centro da povoação e à reparação dos dois pontões na estrada principal, junto ao Rossio.



O Sr. Presidente da Junta abordou também a questão do prometido parque de lazer no Rossio, mas a sua execução parece não passar por essa estrutura camarária.

Foram ainda abordadas outras necessidades da povoação como os passeios, as passadeiras (a falta de ambos), e a colocação dos contentores, em especial os de reciclagem (apresentaremos oportunamente fotografias da sua óptima localização, seleccionada pela empresa municipal HPEM).

Coutinho Afonso agradece certamente a visita do Sr. Presidente da Junta e do responsável da CMS, esperando que ela seja o “início de uma bela relação…”.

domingo, 8 de agosto de 2010

ASCENDI ignora peões

Na estrada do Algueirão para Coutinho Afonso existe um viaduto sobre a auto-estrada A16.

Como se recordarão, a estrada antiga foi destruída pela construção da A16 tendo, graças à mobilização dos habitantes sobretudo de Coutinho Afonso, Raposeiras e Cortegaça (ver posts de Setembro de 2008), sido construído um novo troço de estrada que contorna a Serra de Maria Dias.

Nesse novo troço de estrada foi então construído um viaduto que permite a circulação sobre a A16, circulação automóvel mas também dos peões, que não têm actualmente alternativas face à destruição dos antigos caminhos pedonais pelo corredor da auto-estrada.

Pois, era suposto os peões usarem integralmente o viaduto, mas esta semana a empresa exploradora da A16 - a ASCENDI -, resolveu "proteger o viaduto" dos automobilistas eventualmente desgovernados que possam procurar uma "aterragem" na pisa da auto-estrada.

Assim, a ASCENDI colocou entre o passeio de um dos lados do viaduto e a via de circulação uns blocos separadores em betão:


Tudo bem (ou talvez não, uma vez que estas protecções se encontram já no asfalto), só que no outro topo do viaduto taparam o acesso ao seu passeio:


Ou seja: os peões foram atirados para o asfalto, tendo de caminhar nos 30 centímetros que separam os blocos de betão da linha contínua da estrada:

Sem comentários...

A outra Casa Saloia da Barrosa

Como diz a canção, "afinal havia outra".

Neste caso é outra Casa Saloia, ainda que muito alterada, em melhor estado de conservação que a que indicamos em 4 de Outubro de 2009 ("A última Casa Saloia da Barrosa"):

Mais um acidente rodoviário...

Mais uma vez os "selvagens do asfalto" fazem das suas no interior de Coutinho Afonso, e mesmo sobre o (único) passeio da povoação.

Desta vez, na passada 6.ª feira, foi atingido um poste de madeira, que só ficou de pé graças aos seus cabos telefónicos:


Apesar da violência do embate a "besta" conseguiu fugir. Claro que se estivesse alguém a passar no local...

Já várias vezes demos aqui nota da falta de condições de segurança na circulação dos peões em Coutinho Afonso. Como dizíamos em Setembro de 2008:


Como é sobejamente conhecido - nomeadamente pela Junta de Freguesia -, a povoação não dispõe de qualquer passadeira ou de dispositivos de redução de velocidade, à excepção de dois semáforos nas entradas da povoação que, também como é do conhecimento geral, ninguém respeita - desafiamos as autoridades a confirmar com os seus próprios olhos (nem é preciso radares)esta afirmação.

Dois anos passados a situação mantém-se exactamente como descrito. Enquanto forem só muros e postes atingidos pelos automóveis parece que os responsáveis políticos e policiais continuam a dormir bem..

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Festa na Aldeia do Penedo

Iniciaram-se ontem as Festas do Divino Espírito Santo, no Penedo, pequena aldeia situada na Serra de Sintra, junto a Almoçageme.

Foto das Festas do Penedo de 1978

Essas festas não se realizavam há 10 anos, pelo que não deve mesmo perder-se esta oportunidade de assistir à, porventura, mais característica romaria do concelho de Sintra.

As "Festas do Divino Espírito Santo" no Penedo, têm uma riquíssima história, remontando de forma mais directa ao reinado de D. Dinis e à sua mulher a rainha Santa Isabel, mas com raízes mais bem antigas e profundas, como o provam os vários estudos que têm sido realizados sobre elas.

O Penedo é o último local do continente português onde são realizadas festas do "Império" ou do "Espírito Santo", que continuam a existir em muitos locais dos Açores, em particular na ilha Terceira.

Para um melhor contacto com a importância das Festas do Penedo recomendamos a leitura da separata que o "Jornal de Sintra" de 4 de Junho passado publica em http://www.jornaldesintra.com/2010/06/festas-em-louvor-do-divino-espirito-santo-do-penedo-colares-%e2%80%93-sintra/

Também no blogue "A Gazeta Saloia" pode encontrar mais alguns materiais -
http://agazetasaloia.blogspot.com/