Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Compasso Pascal "motard" em Coutinho Afonso

No próximo domingo (de Páscoa), Coutinho Afonso volta a ser visitado pelo Compasso Pascal "motard". O cartaz, extraído do blogue da Associação "motard" Raposas Sem Eira das vizinha Raposeiras (http://raposasemeira.blogspot.pt/):

domingo, 19 de fevereiro de 2012

As obras dos SMAS em Coutinho Afonso, Cortegaça e Raposeiras

Um amigo sugeriu-nos neste blogue que abordássemos as obras de construção das redes de águas e esgotos que decorrem em Coutinho Afonso, Cortegaça e Raposeiras pelas mãos dos SMAS de Sintra.

Na realidade estas obras vêm-se arrastando desde há largos meses e sem fim aparente. Pior, sem qualquer utilidade, quer na actualidade, quer a curto ou médio prazo. E porquê?

Pois, os SMAS lançaram e iniciaram a obra de construção dessas redes de águas e esgotos sem que sequer estivessem efectuadas as necessárias expropriações para a construção da estação de tratamento!

Ou seja, sujeitaram as populações de Coutinho Afonso, Cortegaça e Raposeiras a obras com grande impacto, sem que todo o processo conducente ao “objectivo” – dotar as povoações de esgotos e de uma nova rede de distribuição de água potável – estivesse concluído.

Sim, porque terem instalado apenas tubos, aos quais não se sabe sequer quando se poderão ligar as redes de esgotos domésticas, ou o serviço de drenagem das águas pluviais, ou apenas o serviço da nova rede de distribuição de água potável, não lembrava ao diabo.

Explicações? Pura incompetência, má gestão de dinheiros públicos, mera propaganda política, desprezo pelas populações, são certamente as únicas que ocorrem ao comum dos cidadãos. Os “iluminados” dos SMAS terão outras?

Venham elas, os munícipes destas povoações pagam impostos e votam, têm, no mínimo, o direito a ser informados por quem recebe e usa (pelos vistos muito mal) os seus impostos e a quem confia o seu voto.

As fotografias seguintes explicarão melhor que palavras o estado em que o empreiteiro deixou os arruamentos há largos meses; certamente que terá indicações para nem sequer asfaltar os roços nas estradas antes de construírem (não se sabe quando) a estação de tratamento.





Há ainda o “mistério” do estaleiro. O empreiteiro limitou-se a ocupar o Rossio de Coutinho Afonso da forma como entendeu, cortando ou deteriorando acessos aí existentes, conspurcando o local, provavelmente até com matérias tóxicas, sem qualquer explicação aparente.

Provavelmente os SMAS, e também a própria Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, desconhecem que o Rossio é um baldio, com direitos a usufruto directo das populações.



Também a segurança das populações das três aldeias é, como é habitual, absolutamente desprezada; sim, que essa coisa da segurança é para os “munícipes das grandes urbes”, os “aldeões” são outra “classe”, as suas pernas, braços e cabeças têm um “valor” diferente.



Não deixa ainda de ser curioso que os representantes eleitos em outras forças políticas que não a “santa aliança” também não se manifestem sobre estas (e outras) coisas que afectam as populações de Coutinho Afonso, de Cortegaça ou das Raposeiras.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Base Aérea transformada em aeroporto?

Notícia do "Jornal de Sintra" de 17 de Fevereiro sobre a hipótese da Base Aérea n.º 1 ser transformada em aeroporto para voos "low cost":


domingo, 15 de maio de 2011

Passeio para peões no Rossio

Encontra-se em conclusão o passeio de peões lateral ao pontão do Rossio de Coutinho Afonso.

Após vários anos de insistência junto da Junta de Freguesia do Algueirão e de muitos sustos para os moradores, os serviços da DSU1 da Câmara de Sintra encontram-se agora a construir um passeio que possibilita a passagem do pontão sem entrar na estrada.



Para não esquecer - era assim:



Espera-se que o outro pontão seja também objecto do mesmo tratamento (as fotos são de 2007, já este ano foi construído um murete de protecção, mas a questão da passagem dos peões continua a colocar-se):




A segurança na circulação dos moradores naquela área melhoraria ainda com a marcação de passadeiras - Coutinho Afonso continua no "Guiness" como a única povoação do concelho de Sintra que não possui uma única passadeira para peões.


Essas passadeiras seriam certamente mais eficazes se marcadas sobre lombas, como as que recentemente foram colocadas à entrada do Algueirão Velho e na zona da Avenida D. Afonso Henriques (será verdade que o Presidente da Junta comentou que a razão para a não colocação dessas lombas em Coutinho Afonso é que, dado o afluxo de trânsito, elas provocariam filas?!).


Já agora mais uma notícia: as obras de construção da rede de esgotos de Coutinho Afonso, Raposeiras e Cortegaça arrancaram há cerca de 1 mês:

Visita Pascal "motard"

Algumas fotografias da visita pascal dos motards das freguesias de Montelavar e Pero Pinheiro a Coutinho Afonso:

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa - a visita pascal dos motards

No próximo domingo - dia de Páscoa - Coutinho Afonso também terá visita pascal: os motards das freguesias de Montelavar e Pero Pinheiro acompanham o padre Avelino Alves no IV Compasso Pascal".

Em Coutinho Afonso a visita está prevista para as 11H35.



O programa completo das festividades da Semana Santa na freguesia de Pero Pinheiro:

sábado, 8 de janeiro de 2011

Roubo de cabos eléctricos em Coutinho Afonso

Na semana passada foram furtados cabos eléctricos da rede de distribuição de energia de Coutinho Afonso e das Raposeiras, cabos esses - pasme-se -, com corrente eléctrica e retirados dos próprios vários postes de distribuição/iluminação de electricidade.

Este roubo colocou às "escuras" uma parte da iluminação pública, algumas casas da povoação e o semáforo da entrada de Coutinho Afonso pelo Algueirão.


A EDP desta vez "portou-se" muito bem, dois ou três dias depois já tinha reposto a situação, nomeadamente a iluminação pública.

Mas do funcionamento do semáforo não há notícias... Apesar de pouco eficaz, como todos os habitantes da povoação o podem comprovar, é a única "arma" de que dispõem para lutar contra a imbecilidade de alguns condutores.

Já agora, se a PSP do Algueirão pudesse deslocar-se uma vez por outra a Coutinho Afonso, talvez não fosse má ideia; a sua presença ajudaria certamente não só à prevenção de roubos de bens, como também a preservação de vidas humanas, face ao absoluto desrespeito pelas regras de trânsito por parte dos muitos energúmenos motorizados que atravessam a povoação.

É que, senhor comandante da PSP, em Coutinho Afonso também habitam seres humanos de plenos direitos (eleitores, contribuintes...).

domingo, 19 de setembro de 2010

ETAR de Coutinho Afonso em reunião de Câmara

Na reunião de Câmara do passado dia 11 de Agosto foi aprovada a "declaração de utilidade pública" dos terrenos necessários à passagem das condutas do sistema de esgotos de Coutinho Afonso.

Trata-se da proposta n.º 482-P/2010, do Presidente da Câmara, na qual, ao abrigo do Código da Expropriações (Lei n.º 168/99, de 18 de Setembro), é requerida essa declaração "para constituição de servidão administrativa de aqueduto público subterrâneo". O montante dos encargos das expropriações das 21 parcelas consideradas é de 13.727,60 €.

A proposta, que consta em anexo à acta da Reunião de Câmara, inclui os mapas das servidões, com identificação dos proprietários e dos terrenos/prédios a expropriar - n.º de matriz, freguesia, descrição predial, confrontações, área das parcelas e classificação das terras.

A delibaração pode ser consultada no sítio da Câmara na Internet - http://www.cm-sintra.pt/ (Informação Institucional / Câmara Municipal / Reuniões de Câmara):


"Requerer a declaração de utilidade pública para constituição de servidão administrativa de aqueduto público subterrâneo, de várias parcelas de terreno necessárias à construção do Emissário de Cortegaça e Coutim Afonso, sendo o montante dos encargos a suportar com a servidão de 13.727,60 €.
(Proposta nº 482-P/2010, subscrita pelo Presidente)
Aprovada por unanimidade."



Uma nota final: os nosso SMAS continuam a desconhecer os nomes das povoações do concelho onde desenvolvem a sua actividade - é que a nossa terra chama-se mesmo Coutinho Afonso, e não "Coutim Afonso"; bastará deslocarem-se ao local e verem as placas identificativas...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Presidente da Junta visita Coutinho Afonso

Deslocou-se hoje a Coutinho Afonso o Presidente da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, Sr. Manuel do Cabo.

Esta visita deu resposta a convite do Sr. Joaquim Pechilga, tendo como causa próxima a realização das Festas de Cortegaça, que se iniciarão no próximo fim-de-semana.

Como se sabe, a procissão das velas e a recolha de “cargos” para a procissão de N. Sra. da Luz, no dia 8 de Setembro, decorrerão também em Coutinho Afonso, e o estado de “conservação geral” da povoação é mesmo “pouco compatível” com as festividades (para além de todos os outros aspectos sobejamente conhecidos, neste momento o matagal é assustador), pelo que o Sr. Pechilga chamou mais uma vez a atenção para esse facto.

O Sr. Presidente da Junta foi acompanhado pelo responsável da nova Divisão de Serviços Urbanos 1 da Câmara Municipal de Sintra (DSU1), Eng. Sérgio, que operacionalizou ainda para esta semana a limpeza de parte do mato da povoação, incluindo da fonte; a DSU1 procederá também a obras de recuperação do fontenário do centro da povoação e à reparação dos dois pontões na estrada principal, junto ao Rossio.



O Sr. Presidente da Junta abordou também a questão do prometido parque de lazer no Rossio, mas a sua execução parece não passar por essa estrutura camarária.

Foram ainda abordadas outras necessidades da povoação como os passeios, as passadeiras (a falta de ambos), e a colocação dos contentores, em especial os de reciclagem (apresentaremos oportunamente fotografias da sua óptima localização, seleccionada pela empresa municipal HPEM).

Coutinho Afonso agradece certamente a visita do Sr. Presidente da Junta e do responsável da CMS, esperando que ela seja o “início de uma bela relação…”.

domingo, 8 de agosto de 2010

Mais um acidente rodoviário...

Mais uma vez os "selvagens do asfalto" fazem das suas no interior de Coutinho Afonso, e mesmo sobre o (único) passeio da povoação.

Desta vez, na passada 6.ª feira, foi atingido um poste de madeira, que só ficou de pé graças aos seus cabos telefónicos:


Apesar da violência do embate a "besta" conseguiu fugir. Claro que se estivesse alguém a passar no local...

Já várias vezes demos aqui nota da falta de condições de segurança na circulação dos peões em Coutinho Afonso. Como dizíamos em Setembro de 2008:


Como é sobejamente conhecido - nomeadamente pela Junta de Freguesia -, a povoação não dispõe de qualquer passadeira ou de dispositivos de redução de velocidade, à excepção de dois semáforos nas entradas da povoação que, também como é do conhecimento geral, ninguém respeita - desafiamos as autoridades a confirmar com os seus próprios olhos (nem é preciso radares)esta afirmação.

Dois anos passados a situação mantém-se exactamente como descrito. Enquanto forem só muros e postes atingidos pelos automóveis parece que os responsáveis políticos e policiais continuam a dormir bem..

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Coutinho Afonso e as eleições autárquicas

No próximo dia 11 de Outubro realizam-se as eleições para as autarquias.

Sob pena de Coutinho Afonso continuar a ser a povoação mais abandonada da freguesia de Algueirão-Mem Martins, estará na altura de começarmos a reflectir no que queremos (ou não queremos) para os próximos anos.

Sem qualquer intenção de propagandear o voto em qualquer força política - claro que tenho as minhas opções, mas não é neste blogue que as vou divulgar -, creio ser útil recordar algumas das "más práticas"


Assim, cá vai uma carta enviada em Março de 2007 ao actual Presidente da Junta de Freguesia que nunca veio a ter a única resposta possível - a resolução!:









domingo, 21 de junho de 2009

Nova habitante

Há algum tempo foi abandonada em Coutinho Afonso uma simpática cadela, que tem vindo a merecer o carinho dos seus habitantes.


As autoridades também têm colaborado: o Gabinete Médico Veterinário da Câmara veio na semana passada dar a sua ajuda - levaram a cadelita ao canil municipal onde a trataram, voltando a devolvê-la ao seu "canto".

Muitos dos habitantes de Coutinho Afonso vão alimentando o pobre animal, procurando contrariar a imbecilidade dos humanos que a abandonaram.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

NOTÍCIA DE 1985

Uma notícia sobre Coutinho Afonso e Raposeiras de 1985, publicada no órgão informativo da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, designado "Boletim 921":

Repare-se no pretensiosismo do "Coutim Afonso"! (a este propósito pode ser visto um comentário feito em 1987sobre estas "confusões" de nome da povoação - COUTINHO AFONSO - A "FACE ESCURA DA FREGUESIA")

sábado, 14 de fevereiro de 2009

PARQUE DE MERENDAS EM COUTINHO AFONSO???

Fomos surpreendidos por uma notícia do "Jornal da Região" desta semana, onde, a propósito da celebração do Dia de Freguesia de Algueirão, o presidente da Junta anunciava "a inauguração de obras como o parque de merendas em Coutinho Afonso (...)".



A estranheza com que encaramos a notícia não tem a ver com o facto de não haver actualmente qualquer indício de obras da Câmara ou da Junta em Coutinho Afonso (a isso já estamos mais que habituados); mas sem obras não pode mesmo haver "a inauguração" já prometida.

Bem, dir-me-ão, ainda faltam dez meses e meio para o fim de 2009, e um parque de merendas não deve levar assim tanto tempo a fazer! Sim, mas onde é que vai ser construído o tal parque, como é, o que prevê, já existe projecto, quem o fez, onde está, alguém o viu?

Que raio de perguntas, o sr. presidente vai finalmente fazer qualquer coisa em Coutinho Afonso e é logo isto, tantas questões; pobres e mal agradecidos, hem?

Bom, sabemos todos que vivemos numa Democracia Representativa, pomos lá o papel de quatro em quatro anos e "eles" tratam-nos da vida, de gerir a tal "coisa pública", nós até nem temos tempo, o que sobra do trabalho e dos transportes usa-se na TV e na bola, também temos de espairecer um bocado.

Isto não é a tal coisa da "Democracia Participativa" ou lá o que é isso, onde os eleitos consultam os eleitores sobre decisões que lhes dizem respeito (coisa para aí do norte da Europa, talvez).

Tudo bem, são as regras deste jogo, mas quando existem moradores interessados em ajudar os eleitos, até gastam o seu tempo a fazer propostas e a pedir ao sr. presidente para as apresentar pessoalmente, e como ele não tem tempo para os receber até as enviam por correio, por e-mail, talvez fosse de bom tom dizer qualquer coisinha (um telefonema, um postalinho...).

domingo, 5 de outubro de 2008

PIRÓMANO(S) CONTINUA À SOLTA!

No sábado dia 27 de Setembro voltou a registar-se mais um incêndio em Coutinho Afonso.

Desta vez foi na "serra", onde as chamas consumiram não só mato como também algumas árvores.


O(s) pirómano(s) continua à solta e na população agrava-se a sensação de insegurança. Talvez se as forças de segurança se tornassem um bocadinho mais "visíveis" ajudasse...

domingo, 21 de setembro de 2008

ACIDENTE RODOVIÁRIO NA POVOAÇÃO

Na passada 5.ª feira dia 18 de Setembro registou-se um grave e aparatoso acidente no interior da povoação de Coutinho Afonso.

Pelas 13H30 uma viatura que se deslocava no sentido Cortegaça - Algueirão despistou-se na Estrada Principal, subindo passeio e embatendo violentamente contra um poste de electricidade e o muro de uma habitação.

O acidente provocou a destruição e queda do poste eléctrico e a avaria da iluminação pública nesta zona (até esta data)


O acidente provocou ferimentos no condutor da viatura, que ficaria encarcerado, sendo a circulação automóvel interrompida até às 18H00.

Este acidente vem trazer novamente à baila as questões de segurança dos peões no interior de Coutinho Afonso.

Como é sobejamente sabido - nomeadamente pela Junta de Freguesia -, a povoação não dispõe de qualquer passadeira ou de dispositivos de redução de velocidade, à excepção de dois semáforos nas entradas da povoação que, também como é do conhecimento geral, ninguém respeita - desafiamos as autoridades a confirmar com os seus próprios olhos (nem é preciso radares) esta afirmação.

Um grupo de moradores de Coutinho Afonso têm vindo, pelo menos desde 2001, a alertar a(s) Junta(s) de Freguesia para estes e outros problemas de circulação e segurança, sem que seja registada qualquer alteração. Prometemos voltar ao assunto, divulgando os alertas e sugestões efectuados e as respostas (?) obtidas...

PIRÓMANO(S) À SOLTA!

No passado sábado dia 13 de Setembro verificou-se mais um incêndio florestal na envolvente da povoação de Coutinho Afonso.

Este foi o oitavo ou nono foco de incêndio ocorrido este Verão no perímetro Coutinho Afonso / Raposeiras / Cortegaça, todos eles sem consequências gravosas dada a pronta intervenção dos bombeiros, que não têm poupado recursos no seu combate.


Combate ao incêndio de 13 de Julho de 2008

O elevado número de incêndios registado leva à conclusão de que não estamos perante "fenómenos da natureza" ou mesmo de infelizes actos humano acidentais.

Neste último incêndio as autoridades policiais inquiriram moradores sobre o assunto, pelo que se espera a abertura de uma investigação que leve à detecção e internamento do(s) louco(s) ou doente(s) à solta.