Coutinho Afonso é uma pequena aldeia da freguesia de Algueirão-Mem Martins, no concelho de Sintra. Situa-se no nordeste dessa freguesia, no limite com a de Pero Pinheiro, possuindo actualmente cerca de 100 habitantes.
sexta-feira, 6 de abril de 2012
Compasso Pascal "motard" em Coutinho Afonso
domingo, 19 de fevereiro de 2012
As obras dos SMAS em Coutinho Afonso, Cortegaça e Raposeiras






Não deixa ainda de ser curioso que os representantes eleitos em outras forças políticas que não a “santa aliança” também não se manifestem sobre estas (e outras) coisas que afectam as populações de Coutinho Afonso, de Cortegaça ou das Raposeiras.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Base Aérea transformada em aeroporto?
domingo, 15 de maio de 2011
Passeio para peões no Rossio
Após vários anos de insistência junto da Junta de Freguesia do Algueirão e de muitos sustos para os moradores, os serviços da DSU1 da Câmara de Sintra encontram-se agora a construir um passeio que possibilita a passagem do pontão sem entrar na estrada.
Para não esquecer - era assim:


Já agora mais uma notícia: as obras de construção da rede de esgotos de Coutinho Afonso, Raposeiras e Cortegaça arrancaram há cerca de 1 mês:
Visita Pascal "motard"




sexta-feira, 22 de abril de 2011
Páscoa - a visita pascal dos motards
Em Coutinho Afonso a visita está prevista para as 11H35.

O programa completo das festividades da Semana Santa na freguesia de Pero Pinheiro:
sábado, 8 de janeiro de 2011
Roubo de cabos eléctricos em Coutinho Afonso
Este roubo colocou às "escuras" uma parte da iluminação pública, algumas casas da povoação e o semáforo da entrada de Coutinho Afonso pelo Algueirão.
A EDP desta vez "portou-se" muito bem, dois ou três dias depois já tinha reposto a situação, nomeadamente a iluminação pública.
Mas do funcionamento do semáforo não há notícias... Apesar de pouco eficaz, como todos os habitantes da povoação o podem comprovar, é a única "arma" de que dispõem para lutar contra a imbecilidade de alguns condutores.
Já agora, se a PSP do Algueirão pudesse deslocar-se uma vez por outra a Coutinho Afonso, talvez não fosse má ideia; a sua presença ajudaria certamente não só à prevenção de roubos de bens, como também a preservação de vidas humanas, face ao absoluto desrespeito pelas regras de trânsito por parte dos muitos energúmenos motorizados que atravessam a povoação.
É que, senhor comandante da PSP, em Coutinho Afonso também habitam seres humanos de plenos direitos (eleitores, contribuintes...).
domingo, 19 de setembro de 2010
ETAR de Coutinho Afonso em reunião de Câmara
Trata-se da proposta n.º 482-P/2010, do Presidente da Câmara, na qual, ao abrigo do Código da Expropriações (Lei n.º 168/99, de 18 de Setembro), é requerida essa declaração "para constituição de servidão administrativa de aqueduto público subterrâneo". O montante dos encargos das expropriações das 21 parcelas consideradas é de 13.727,60 €.
A proposta, que consta em anexo à acta da Reunião de Câmara, inclui os mapas das servidões, com identificação dos proprietários e dos terrenos/prédios a expropriar - n.º de matriz, freguesia, descrição predial, confrontações, área das parcelas e classificação das terras.
A delibaração pode ser consultada no sítio da Câmara na Internet - http://www.cm-sintra.pt/ (Informação Institucional / Câmara Municipal / Reuniões de Câmara):
"Requerer a declaração de utilidade pública para constituição de servidão administrativa de aqueduto público subterrâneo, de várias parcelas de terreno necessárias à construção do Emissário de Cortegaça e Coutim Afonso, sendo o montante dos encargos a suportar com a servidão de 13.727,60 €.
(Proposta nº 482-P/2010, subscrita pelo Presidente)
Aprovada por unanimidade."
Uma nota final: os nosso SMAS continuam a desconhecer os nomes das povoações do concelho onde desenvolvem a sua actividade - é que a nossa terra chama-se mesmo Coutinho Afonso, e não "Coutim Afonso"; bastará deslocarem-se ao local e verem as placas identificativas...
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Presidente da Junta visita Coutinho Afonso
Esta visita deu resposta a convite do Sr. Joaquim Pechilga, tendo como causa próxima a realização das Festas de Cortegaça, que se iniciarão no próximo fim-de-semana.
Como se sabe, a procissão das velas e a recolha de “cargos” para a procissão de N. Sra. da Luz, no dia 8 de Setembro, decorrerão também em Coutinho Afonso, e o estado de “conservação geral” da povoação é mesmo “pouco compatível” com as festividades (para além de todos os outros aspectos sobejamente conhecidos, neste momento o matagal é assustador), pelo que o Sr. Pechilga chamou mais uma vez a atenção para esse facto.
O Sr. Presidente da Junta foi acompanhado pelo responsável da nova Divisão de Serviços Urbanos 1 da Câmara Municipal de Sintra (DSU1), Eng. Sérgio, que operacionalizou ainda para esta semana a limpeza de parte do mato da povoação, incluindo da fonte; a DSU1 procederá também a obras de recuperação do fontenário do centro da povoação e à reparação dos dois pontões na estrada principal, junto ao Rossio.
Foram ainda abordadas outras necessidades da povoação como os passeios, as passadeiras (a falta de ambos), e a colocação dos contentores, em especial os de reciclagem (apresentaremos oportunamente fotografias da sua óptima localização, seleccionada pela empresa municipal HPEM).
Coutinho Afonso agradece certamente a visita do Sr. Presidente da Junta e do responsável da CMS, esperando que ela seja o “início de uma bela relação…”.
domingo, 8 de agosto de 2010
Mais um acidente rodoviário...
Desta vez, na passada 6.ª feira, foi atingido um poste de madeira, que só ficou de pé graças aos seus cabos telefónicos:


Apesar da violência do embate a "besta" conseguiu fugir. Claro que se estivesse alguém a passar no local...
Já várias vezes demos aqui nota da falta de condições de segurança na circulação dos peões em Coutinho Afonso. Como dizíamos em Setembro de 2008:
Como é sobejamente conhecido - nomeadamente pela Junta de Freguesia -, a povoação não dispõe de qualquer passadeira ou de dispositivos de redução de velocidade, à excepção de dois semáforos nas entradas da povoação que, também como é do conhecimento geral, ninguém respeita - desafiamos as autoridades a confirmar com os seus próprios olhos (nem é preciso radares)esta afirmação.
Dois anos passados a situação mantém-se exactamente como descrito. Enquanto forem só muros e postes atingidos pelos automóveis parece que os responsáveis políticos e policiais continuam a dormir bem..
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Coutinho Afonso e as eleições autárquicas

domingo, 21 de junho de 2009
Nova habitante

As autoridades também têm colaborado: o Gabinete Médico Veterinário da Câmara veio na semana passada dar a sua ajuda - levaram a cadelita ao canil municipal onde a trataram, voltando a devolvê-la ao seu "canto".
Muitos dos habitantes de Coutinho Afonso vão alimentando o pobre animal, procurando contrariar a imbecilidade dos humanos que a abandonaram.
sábado, 21 de fevereiro de 2009
NOTÍCIA DE 1985

Repare-se no pretensiosismo do "Coutim Afonso"! (a este propósito pode ser visto um comentário feito em 1987sobre estas "confusões" de nome da povoação - COUTINHO AFONSO - A "FACE ESCURA DA FREGUESIA")
sábado, 14 de fevereiro de 2009
PARQUE DE MERENDAS EM COUTINHO AFONSO???
A estranheza com que encaramos a notícia não tem a ver com o facto de não haver actualmente qualquer indício de obras da Câmara ou da Junta em Coutinho Afonso (a isso já estamos mais que habituados); mas sem obras não pode mesmo haver "a inauguração" já prometida.
Bem, dir-me-ão, ainda faltam dez meses e meio para o fim de 2009, e um parque de merendas não deve levar assim tanto tempo a fazer! Sim, mas onde é que vai ser construído o tal parque, como é, o que prevê, já existe projecto, quem o fez, onde está, alguém o viu?
Que raio de perguntas, o sr. presidente vai finalmente fazer qualquer coisa em Coutinho Afonso e é logo isto, tantas questões; pobres e mal agradecidos, hem?Bom, sabemos todos que vivemos numa Democracia Representativa, pomos lá o papel de quatro em quatro anos e "eles" tratam-nos da vida, de gerir a tal "coisa pública", nós até nem temos tempo, o que sobra do trabalho e dos transportes usa-se na TV e na bola, também temos de espairecer um bocado.
Isto não é a tal coisa da "Democracia Participativa" ou lá o que é isso, onde os eleitos consultam os eleitores sobre decisões que lhes dizem respeito (coisa para aí do norte da Europa, talvez).
Tudo bem, são as regras deste jogo, mas quando existem moradores interessados em ajudar os eleitos, até gastam o seu tempo a fazer propostas e a pedir ao sr. presidente para as apresentar pessoalmente, e como ele não tem tempo para os receber até as enviam por correio, por e-mail, talvez fosse de bom tom dizer qualquer coisinha (um telefonema, um postalinho...).
domingo, 5 de outubro de 2008
PIRÓMANO(S) CONTINUA À SOLTA!
Desta vez foi na "serra", onde as chamas consumiram não só mato como também algumas árvores.
domingo, 21 de setembro de 2008
ACIDENTE RODOVIÁRIO NA POVOAÇÃO
O acidente provocou a destruição e queda do poste eléctrico e a avaria da iluminação pública nesta zona (até esta data)
PIRÓMANO(S) À SOLTA!
Este foi o oitavo ou nono foco de incêndio ocorrido este Verão no perímetro Coutinho Afonso / Raposeiras / Cortegaça, todos eles sem consequências gravosas dada a pronta intervenção dos bombeiros, que não têm poupado recursos no seu combate.
O elevado número de incêndios registado leva à conclusão de que não estamos perante "fenómenos da natureza" ou mesmo de infelizes actos humano acidentais.
Neste último incêndio as autoridades policiais inquiriram moradores sobre o assunto, pelo que se espera a abertura de uma investigação que leve à detecção e internamento do(s) louco(s) ou doente(s) à solta.






