Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens

domingo, 7 de abril de 2019

Presidente da Junta de Freguesia visita Coutinho Afonso

No passado dia 4 de abril o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins visitou Coutinho Afonso, onde se inteirou de vários problemas da aldeia, nomeadamente:

  • Circulação automóvel selvática, com completo desrespeito pelo único semáforo e elevados riscos de atropelamento dos peões e animais (é imperiosa a colocação de lombas)
  • Trânsito de pesados no interior da povoação (não é uma inevatibilidade,  existe alternativa)
  • Inexistência de passeios (ou outras formas de circulação segura) para peões
  • Estacionamento abusivo junto nos espaços junto à fonte e ao Largo
  • Desmatação irregular e incompleta
  • Ausência de limpeza das linhas de água
  • Apropriação do espaço público (junto à ponte, p. ex.)
  • Obstrução do acesso à ponte medieval e estrada romana
  • Falta de valorização do maior espaço público da povoação Largo do Rossio (criar área para piqueniques, p. ex.)
  • Inexistência de transporte público para a sede da freguesia

O Sr. Presidente referiu que irá visitar novamente Coutinho Afonso para definir, com os serviços competentes, alguns trabalhos a realizar, o que esperamos se concretize a curto prazo.

Entretanto a aldeia foi objeto da tão necessária desmatação, como o atestam as fotos seguintes:

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Visita Pascal Motard

Realizou-se no dia de Páscoa a já tradicional Visita Pascal Motard organizada pela paróquia de Pero Pinheiro. Algumas imagens da sua passagem em Coutinho Afonso:

sábado, 26 de março de 2016

Igreja do Algueirão constrói barracão em plástico

A Igreja do Algueirão, cuja obra social e educacional é sobejamente reconhecida, iniciou há algumas semanas a execução de uma obra nos terrenos envolventes ao templo.

Na atualidade é possível já perceber de que obra se trata: surpresa das surpresas, um barracão de plástico!!!


As imagens dizem tudo, não são necessários adjetivos para qualificar esta "obra de regime". Alguém ensandeceu mesmo.

Não podemos também deixar de "aplaudir" - com os pés, naturalmente - as entidades licenciadoras  do distinto barracão (sim, sim, a obra está mesmo licenciada).

sábado, 17 de outubro de 2015

Temporal de 17 de outubro em Coutinho Afonso

O temporal de hoje sentiu-se também em Coutinho Afonso, com a aparatosa queda de um dos choupos junto ao lavadouro, sobre o antigo parque infantil e arrastando cabos elétricos e telefónicos:



sábado, 27 de junho de 2015

Mais um acidente rodoviário grave

Mais um brutal acidente em Coutinho Afonso - esta manhã, mais uma vez, um certamente "condutor consciente e responsável" derrubou novamente o poste telefónico que se vê na fotografia. 


 
Como todos (menos as autoridades) compreendemos, a tragédia só não aconteceu porque não estava nenhum peão a passar...

Mais uma vez se comprova que os semáforos de muito pouco servem se não forem associados a outros meios de segurança, concretamente as lombas - só que da câmara dizem que não podem pôr lombas enquanto a câmara não fizer passeios... Confuso não é?



Relembremos um  anterior acidente igual ao de hoje (posto de 08 de agosto de 2010):

Mais um acidente rodoviário...

Mais uma vez os "selvagens do asfalto" fazem das suas no interior de Coutinho Afonso, e mesmo sobre o (único) passeio da povoação.
 Desta vez, na passada 6.ª feira, foi atingido um poste de madeira, que só ficou de pé graças aos seus cabos telefónicos:


Apesar da violência do embate a "besta" conseguiu fugir. Claro que se estivesse alguém a passar no local...
Já várias vezes demos aqui nota da falta de condições de segurança na circulação dos peões em Coutinho Afonso. Como dizíamos em Setembro de 2008:

Dois anos passados a situação mantém-se exactamente como descrito. Enquanto forem só muros e postes atingidos pelos automóveis parece que os responsáveis políticos e policiais continuam a dormir bem..
Como é sobejamente conhecido - nomeadamente pela Junta de Freguesia -, a povoação não dispõe de qualquer passadeira ou de dispositivos de redução de velocidade, à excepção de dois semáforos nas entradas da povoação que, também como é do conhecimento geral, ninguém respeita - desafiamos as autoridades a confirmar com os seus próprios olhos (nem é preciso radares)esta afirmação.


E ainda outro acidente anterior no mesmo local, num post de 28 de setembro de 2008:

Acidente rodoviário na povoação

Na passada 5.ª feira dia 18 de Setembro registou-se um grave e aparatoso acidente no interior da povoação de Coutinho Afonso.
Pelas 13H30 uma viatura que se deslocava no sentido Cortegaça - Algueirão despistou-se na Estrada Principal, subindo passeio e embatendo violentamente contra um poste de electricidade e o muro de uma habitação.
 O acidente provocou a destruição e queda do poste eléctrico e a avaria da iluminação pública nesta zona (até esta data)

O acidente provocou ferimentos no condutor da viatura, que ficaria encarcerado, sendo a circulação automóvel interrompida até às 18H00.
Como é sobejamente sabido - nomeadamente pela Junta de Freguesia -, a povoação não dispõe de qualquer passadeira ou de dispositivos de redução de velocidade, à excepção de dois semáforos nas entradas da povoação que, também como é do conhecimento geral, ninguém respeita - desafiamos as autoridades a confirmar com os seus próprios olhos (nem é preciso radares) esta afirmação. 
Um grupo de moradores de Coutinho Afonso têm vindo, pelo menos desde 2001, a alertar a(s) Junta(s) de Freguesia para estes e outros problemas de circulação e segurança, sem que seja registada qualquer alteração. Prometemos voltar ao assunto, divulgando os alertas e sugestões efectuados e as respostas (?) obtidas...

sábado, 11 de abril de 2015

Compasso Pascal 2015

Realizou-se no passado domingo de Páscoa a partir de Pero Pinheiro e em várias localidades do concelho de Sintra, entre as quais Coutinho Afonso, Cortegaça e Raposeiras, o 8.º Compasso Pascal Motard.



Imagens da passagem do cortejo por Cortegaça e Coutinho Afonso:






















terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Despejos no Rossio

A tardia valorização do principal largo de Coutinho Afonso, o Rossio, continua a propiciar a mais despudorada falta de vergonha dos muitos energúmenos que nos cercam - imagens de recentes despejos de resíduos de construção:

domingo, 21 de setembro de 2014

Trabalhos de beneficiação da Junta de Freguesia em Coutinho Afonso

Como todos sabemos - está à vista -, Coutinho Afonso tem um grande deficit de atenção por parte dos poderes, das suas autarquias locais.

Esse deficit tem de ser na sua maior parte imputado à câmara municipal, que detém a esmagadora maioria das competências para puder melhorar e manter as condições da povoação, mas também da junta de freguesia, essencialmente pelo seu papel na deteção das situações anómalas, na audição das aspirações da população e na subsequente "pressão" (é um bocadinho estranha esta coisa da "pressão", mas a vida mostra que pelo menos aqui na região é assim que funciona) sobre quem de direito para a satisfação dos seus justos anseios.

Mas às vezes as coisas até funcionam um bocadinho melhor daquilo a que estamos habituados, sendo nestes casos justo ressaltar os aspetos positivos dessa atuação; referimo-nos agora em concreto à junta de freguesia de Algueirão-Mem Martins, que na oportunidade das festas de N. Sra. da Luz, não só "pressionou" a câmara para que fizesse a desmatação da localidade (o que - aspeto negativo! -, fez apenas em parte), como ela própria através dos seus recursos, efetuou a limpeza e beneficiação de alguns equipamentos de Coutinho Afonso. Um bem-haja ao presidente da junta de freguesia de Algueirão-Mem Martins

Vejamos como ficou:

E o que ficou por fazer

  Como se vê, um dos trabalhos que ficou a meio é a limpeza de uma linha de água!!!