domingo, 15 de janeiro de 2012

Algueirão Velho - o lavadouro

A lavagem da roupa na região saloia tem "pergaminhos": entre muitos testemunhos, todos nos lembramos de Beatriz Costa em filmes dos anos 30/40 e das quase lendárias lavadeiras de Caneças ou do Sabugo.
Na altura essa actividade industrial, e também doméstica, era efectuada nos rios - "água fria da ribeira...".
Mais tarde, pelos anos 50/60, as autarquias levaram a cabo a tarefa de construir lavadouros públicos. A par dos fontanários, essa era a grande obra do regime a nível local, ambos inaugurados com pompa e circunstância pelos presidentes de Câmara da altura; ah grande "zé das botas"!
Agora sem ironias, existem na região de Sintra magníficos exemplares de lavadouros públicos, muitas vezes associados a fontes de mergulho - recordamos os da Barrosa e de Sacotes, de que já falámos neste blogue, mas praticamente todas as aldeias e povoações mais antigas do concelho têm o seu lavadouro público. Claro que alguma "fúria modernista" dos anos 80 (tempos de outra tipologia de "zés das botas") levou também à destruição de alguns desses lavadouros, como em Coutinho Afonso - ver post anterior (http://coutinho-afonso.blogspot.com/2009/04/o-lavadouro-2.html).
Mas a maior parte desses equipamentos sociais, como se diz agora, subsistiu e encontram-se geralmente em bom estado de conservação; as populações nutrem afecto por estes testemunhos da sua história, levando a cabo elas próprias a sua conservação ou pressionando as autarquias para o fazer.
O exemplo que trazemos aqui contradiz a tendência: no Algueirão (Velho) existe também um lavadouro público, que dá nome ao próprio largo onde se encontra, que está no estado que as fotos documentam:

À atenção da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Algueirão Velho - a Casa da Carreta

Nos funerais, o transporte das urnas com os restos mortais para os cemitérios, nos tempos em que o automóvel ainda não se tinha vulgarizado (não foi assim há tanto tempo quanto isso), era feitos pelas "carretas".

No Algueirão existiu um desses veículos. Socorrendo-nos novamente de Dulce Pinto, no seu Livro "Descobrir Algueirão-Mem Martins" (pág. 431):


"No Algueirão houve uma carreta para transporte dos mortos. Ainda hoje, no Algueirão Velho existe uma casa conhecida pela "casa da carreta", ou seja, a casa onde esta era guardada.
Com o evoluir dos tempos, os funerais passaram a realizar-se em carros funerários automóveis."


A "Casa da Carreta" na actualidade:



A Câmara de Sintra possuia ainda há pouco tempo duas carretas no seu espólio.

Algueirão Velho - a Capela

Capela privada, propriedade da família Lopes Miranda, foi inaugurada em 13 de Outubro de 1935.

Até 15 de Agosto de 1960, data da inauguração da Igreja de S. José, a Capela do Sagrado Coração de Jesus, foi ao único templo religioso do Algueirão e o segundo da freguesia de Algueirão-Mem Martins - a capela de Mem Martins, dedicada a N. Sra. da Natividade, havia sido inaugurada 2 anos antes (Setembro de 1933).

A descrição da inauguração por Dulce Pinto no seu livro “Descobrir Algueirão-Mem Martins” (1998):

Fotos da capela por ocasião das Festas de S. José de 2011:


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Rossio em 1977

Fotografia da zona do "Rossio" de Coutinho Afonso feita em 1977 do "Penedo":
Como se verifica, não existiam ainda ruas asfaltadas e muito menos as estradas de ligação às Raposeitas e ao Algueirão. Não foi assim há tanto tempo...

A fonte de Coutinho Afonso - 3

Já falámos anteriormente da antiquíssima e característica fonte de mergulho de Coutinho Afonso.

Em 28.Dez.2008 descrevemos a fonte e as suas origens e abordamos aspectos à volta dos vários projectos/autores da recuperação da fonte tal como a conhecemos hoje.

Descobrimos entretanto mais algumas referências na imprensa local à fonte e à(s) sua(s) recuperação, que apresentamos de seguida:


Folheto da Junta de Freguesia editado em 2000 (?), divulga "Projecto de Recuperação de Fontes Tradicionais" da freguesia, entre as quais a de Coutinho Afonso: Artigo no jornal "A Pena" de 27.Jul.2000:
Outros (ano de 2000):

Entretanto, em 31.Out.2010 fizemos mais uma referência à fonte, desta vez do seu "enquadramento" - os contentores de recolha de lixo. Foto da altura:

Pois, na realidade desde essa altura, como se constata da seguinte fotografia (actual), a situação alterou-se: o tipo de contentores foi mudado!


Mais comentários para quê?

domingo, 1 de janeiro de 2012

O presépio

Com atraso, aqui estão algumas fotografias do presépio, este ano feito pela minha mãe e pelo meu filho: