domingo, 26 de julho de 2009

O casal de Maria Dias

O casal de Maria Dias é um pequeno povoado implantado na serra com o mesmo nome, a sudoeste de Coutinho Afonso.
Desconhecemos a razão do nome e quase tudo da sua história. Mas a sua origem é certamente muito remota; alguns dados:
  • Em 1758, nas "Memórias Paroquiais" mandadas fazer pelo Marquês de Pombal", era referido que Maria Dias tinha duas famílias com seis pessoas (citado por José Alfredo da Costa Azevedo em "Velharias de Sintra"). Nessa altura Coutinho Afonso tinha cinco famílias com vinte e seis pessoas.
  • Em 1835 o livro "Cintra Pinturesca", de Visconde de Juromenha, indicava que Maria Dias tinha dois fogos. Coutinho Afonso teria 7 fogos e o Algueirão 43.

  A habitação e a fonte apresentados nas fotografias são elementos do nosso património que merecem ser estudados e preservados.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Coutinho Afonso e as eleições autárquicas

No próximo dia 11 de Outubro realizam-se as eleições para as autarquias.

Sob pena de Coutinho Afonso continuar a ser a povoação mais abandonada da freguesia de Algueirão-Mem Martins, estará na altura de começarmos a reflectir no que queremos (ou não queremos) para os próximos anos.

Sem qualquer intenção de propagandear o voto em qualquer força política - claro que tenho as minhas opções, mas não é neste blogue que as vou divulgar -, creio ser útil recordar algumas das "más práticas"


Assim, cá vai uma carta enviada em Março de 2007 ao actual Presidente da Junta de Freguesia que nunca veio a ter a única resposta possível - a resolução!: